Carrinho 0

Esta tabela apresenta quantidades de alimentos que contêm o mesmo valor de hidratos de carbono. Podem ser substituídos entre si, para variar a composição das refeições sem alterar o valor total dos hidratos de carbono.

A tabela apresenta medidas de alimentos que contêm a mesma quantidade de hidratos de carbono: = 12 g (1 equivalente).

Todas as pessoas necessitam que cerca de 50 a 55% das calorias totais sejam provenientes dos hidratos de carbono. Pessoas mais magras e activas deverão ingerir maiores quantidades, enquanto pessoas sedentárias e obesas deverão ingerir quantidades menores (que num adulto nunca deverão corresponder a menos do que 13 equivalentes por dia).

No entanto a quantidade de hidratos de carbono (ou qualquer outro nutriente) a ingerir diariamente e a cada refeição, deverá ser calculada por um Dietista ou Nutricionista.

É importante a quantidade, mas também o tipo de hidratos de carbono. São preferíveis os amidos – que no geral se transformam mais lentamente em glucose (açúcar no sangue) – e que devem estar presentes em todas as refeições. Há amidos mais lentos do que outros, devendo optar-se mais pelo pão de mistura do que pão branco, bolachas ou cereais; e mais frequentemente por massas e leguminosas do que batata e arroz.

Em relação à fruta e ao leite, a quantidade média necessária é de 2 a 3 peças de fruta (fresca, não em calda nem sumo) e meio litro de leite por dia (ou a sua substituição por iogurte), que quando ingeridos em conjunto com um amido têm a vantagem de ter uma absorção mais retardada do que se ingeridos isoladamente,

Recomendam-se cerca de 6 refeições por dia (incluindo sempre um alimento com amido), e não ultrapassar 9 horas durante a noite sem comer.

Fonte: Abbott Diabetes Care/apdp – Associação Portuguesa dos Diabéticos de Portugal