Carrinho 0

Chocalhos regressa a Alpedrinha, com maior envolvimento da comunidade

A vila de Alpedrinha, no Fundão, recebe este mês mais uma edição do “Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância”, que contará com um maior envolvimento da comunidade e com o reforço da programação temática e artística.

Organizado em parceria pela Câmara do Fundão e pela Junta de Freguesia de Alpedrinha, o evento decorre entre os dias 14 e 16 de setembro e apresenta um programa de animação, música, gastronomia, artesanato e muitas outras actividades.

Com a génese nas tradições da pastorícia, este festival já se realiza há 17 anos consecutivos, sendo que a edição deste ano deve “devolver” o evento aos habitantes de Alpedrinha, que dinamizam grande parte das tasquinhas e espaços de exposição.

Este ano foram introduzidas algumas alterações para que o evento não perca a notoriedade que conquistou.

Nesse sentido, o certame, que noutros anos se alargou a várias artérias, volta a concentrar-se essencialmente na rua principal da vila, no percurso que conduz até ao Palácio do Picadeiro.

A par da animação de rua, a organização também apostou no regresso dos concertos artísticos, que vão decorrer em cinco palcos diferentes, num total de dez espetáculos que ficam a cargo de nomes como Lavoiser, O Gajo, Señorinas, Caravana, Norberto Lobo, Beira Brass e Band e Héctor Braga.

“É uma programação que permite a cada visitante fazer um percurso pelos concertos, que decorrem em horas diferentes”, especificou Alcina Cerdeira, vereadora da Cultura da Câmara do Fundão.

Outro dos momentos altos será a inauguração de um mural de arte urbana que retrata o “ti Lopes”, um antigo pastor e figura local que sempre esteve ligado a este evento e que morreu há um ano.

“Será uma forma de o eternizarmos e também uma homenagem a todos os pastores”, apontou Alcina Cerdeira.

Segundo destacou, o reforço da componente temática ligada à pastorícia também está garantido com as inúmeras atividades que decorrem no espaço “O Bardo”, onde vários artesãos vão apresentar a forma como trabalham as respetivas artes.

O convidado internacional desta edição será a região das Astúrias (Espanha), que, juntamente com o Fundão, já integra a Rede Europeia do Queijo e cuja prática milenar da transumância pastoril também é sobejamente conhecida.

Do programa constam ainda exposições, oficinas, provas gastronómicas e atividades caninas ligadas aos cães de proteção e rebanhos.

A tradicional caminhada com ovelhas, entre o Fundão e Alpedrinha, está marcada para domingo, às 08:00.

Lusa/DN